INSCREVA-SE NO CANAL

Se você mora no Japão, certamente já pensou em avaliar qual é seu nível em japonês.

Não é fácil, principalmente se você apenas fala o idioma.

Um dos testes que é referência neste assunto é o Nihongo Nouryoku Shiken (日本語能力試験). Nele, você pode ser avaliado em 5 níveis diferentes, dependendo da sua perspectiva de quando sabe.

Da última vez, que por acaso foi a minha primeira, fiz o Exame de proficiência e fui reprovado.

Não foi surpresa para mim, pois quis encarar o nível 4 do teste sem ter tentado o nível 5 (que é o mais básico).

Nível 5

A capacidade de entender um pouco do idioma japonês básico.

  • Leitura: quem possuí esse nível sabe ler e entende expressões e frases típicas escritas em hiragana, katakana e kanji básico.
  • Capacidade auditiva: é possível ouvir e compreender conversas sobre tópicos encontrados na vida cotidiana e em situações de sala de aula, e é capaz de captar as informações necessárias em conversas curtas, ditas lentamente.

Nível 4

A capacidade de entender japonês básico.

  • Leitura: consegue ler e entender trechos de tópicos diários familiares, escritos em vocabulário básico e kanji.
  • Capacidade auditiva: pode ouvir e compreender as conversas encontradas na vida cotidiana e geralmente seguir seu conteúdo, desde que sejam ditas lentamente.

Nível 3

A capacidade de entender o japonês usado em situações cotidianas até um certo grau.

  • Leitura: quem possuí esse nível de proficiência é capaz de ler e entender materiais escritos com conteúdos específicos sobre tópicos do cotidiano. Também é capaz de captar informações resumidas, como manchetes de jornais. Além disso, também consegue ler conteúdos levemente difíceis, encontrados em situações cotidianas e entender os principais pontos, se algumas frases alternativas estiverem disponíveis para ajudar a compreensão.
  • Capacidade auditiva: pode ouvir e compreender conversas coerentes em situações cotidianas, faladas a uma velocidade quase natural, e geralmente é capaz de acompanhar o conteúdo e entender as relações entre as pessoas envolvidas.

Nível 2

A capacidade de entender o japonês usado em situações cotidianas e em uma variedade de circunstâncias, até certo ponto.

  • Leitura: quem possuí esse nível é capaz de ler materiais escritos claramente sobre diversos tópicos, como artigos e comentários em jornais e revistas, bem como críticas simples, e compreender seu conteúdo. Também pode ler materiais escritos sobre tópicos gerais e seguir suas narrativas, bem como entender a intenção dos escritores.
  • Capacidade auditiva: é capaz de compreender os materiais apresentados oralmente, como conversas coerentes e reportagens, falados a uma velocidade quase natural em situações cotidianas, bem como em uma variedade de cenários, e é capaz de seguir suas idéias e compreender seu conteúdo. Também é possível entender as relações entre as pessoas envolvidas e os pontos essenciais dos materiais apresentados.

Nível 1

A capacidade de entender o japonês usado em várias circunstâncias.

  • Leitura: consegue ler textos com complexidade lógica ou textos abstratos sobre diversos tópicos, como editoriais e críticas de jornais, e compreender suas estruturas e conteúdos. Também é possível ler materiais escritos com conteúdos profundos sobre vários tópicos e seguir suas narrativas, bem como entender a intenção dos escritores de maneira abrangente.
  • Capacidade auditiva: pode compreender materiais apresentados oralmente, como conversas coerentes, reportagens e palestras, faladas em velocidade natural em uma ampla variedade de configurações, e é capaz de seguir suas idéias e compreender seu conteúdo de maneira abrangente. Também é possível entender os detalhes dos materiais apresentados, como as relações entre as pessoas envolvidas, as estruturas lógicas e os pontos essenciais.

Naturalmente que não é tão simples cruzar de um nível para o outro e requer um esforço maior a cada novo estágio de proficiência.

Porém, a cada nível, demonstra que entende cada vez mais pontos e formas do idioma.

Como eu estudei para passar

Recebi muito incentivo, após ter fracassado no último teste de proficiência no nível 4.

Um amigo do trabalho me deu um livro da JEES, a mesma associação que promove os testes. Nele você tem uma prova completa para treinar.

Junto com o livro, vem um cd com a parte do Listening, que seria a parte da prova que testa a nossa capacidade auditiva no idioma.

Achei sensacional e recomendo.

Além disso, já estudo pelo Kumon a pelo menos 1 anos (desde que voltei). Gosto do método e recomento.

Faça um teste N5 online.

Conheça o curso que estou fazendo do Kumon.

Faça sua inscrição para o teste desse semestre.

Fonte: https://www.jlpt.jp/e/about/levelsummary.html

Teste de proficiência JLPT

Especiais |

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>