INSCREVA-SE NO CANAL

Estamos há quase duas décadas dentro do século 21 e contudo, um simples vírus tem o poder de fazer muitas coisas virem a tona.

Talvez provavelmente fosse esperar de mais, mas o corona vírus trouxe uma realidade mais dura do que poderíamos imaginar: a discriminação. o preconceito e o racismo contra orientais.

De fato, talvez você não tenha tido contato com muitos chineses na sua vida. Até mesmo com os descendentes de japoneses e os ache diferentes.

Para nós que moramos na Ásia é bem difícil não termos tido contato com quase todos os representantes de seus países.

Mesmo o Japão sendo um país cuja imigração é improvável, achamos a nação cosmopolita, dada sua variedade.

Mas o discurso parece sempre o mesmo: “os japoneses são cruéis, são racistas, preconceituosos e nunca nos aceitaram como iguais”.

Não é impossível ver desculpas por não aceitarem estrangeiros e isso ofende muitos.

É claro que a aparição do corona vírus não melhorou a situação e de fato, aumentou as placas que dizem: “apenas para japoneses”, mas…

A China

Vamos fazer uma brincadeira. Diga a primeira palavra que vem a cabeça quando te falo da “China”

E o que será que chineses e japoneses diriam na mesma brincadeira?

De modo geral, muitas características dos brasileiros também seriam generalizações, porque é quase impossível ser preciso em casos assim.

A china é o terceiro maior país do mundo em área, a segunda maior economia e o mais populoso. A cada dez pessoas no mundo, duas são chinesas. Além disso, o país se mantem fechado.

Na China a liberdade é bem diferente da que imaginamos. Há religiões que são proibidas. A China tem uma enorme intranet, com pouco contato com o resto do mundo.

A distância, sua língua e sua cultura ajudam o país a ser quase desconhecido para nós brasileiros.

Mesmo aqui no Japão, falar que conhecemos os chineses é bem difícil. Muitos deles não falam japonês e muitos brasileiros também não.

Sendo assim, ver um chinês nas ruas não nos ajuda a compreendê-los.

Já ouvi muitos brasileiros reclamarem sobre os nativos e sobre estrangeiros de outras nacionalidades, mas na verdade, esses mesmos reclamam de tudo.

A generalização dos orientais

Agora, diga a primeira palavra que te passa na cabeça quando falo “Japão”.

Mesmo por aqui tem gente que vai falar do tal do frango, mesmo sabendo que os fonemas do idioma não tem a letra “L”.

Pelo mundo o problema tem aparecido. Há relatos na mídia de japoneses sendo ofendidos, sendo chamados de “corona”.

Para relatar o problema, muitos descendentes de japoneses no Brasil estão compartilhando o #EuNãoSouUmVírus, pois eles também vem recebendo insultos por conta do surto na Ásia.

Há sinais de que o vírus não chegará ao Brasil, mas a intolerância, a discriminação, o preconceito e o racismo chegaram primeiro.

Assista também sobre o Teste de proficiência JLPT

Preconceito contra orientais em tempos de corona vírus

Especiais |

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>